segunda-feira, 4 de maio de 2015

SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL( Parte 1)

Ao longo do século XIX, na Europa, nos Estados Unidos e no Japão, verificou-se um grande desenvolvimento do Capitalismo associado a uma forte aceleração industrial. Essa fase da industrialização, conhecida também como Segunda Revolução Industrial , caracterizou-se pela descoberta de novas tecnologias aplicadas na industria, nos transportes e nas comunicações. Na industrias foram decisivas :
A descoberta em 1856 de um processo de fabricação do aço por Henry Bessemer. Com essa descoberta, o aço que é mais fácil de ser trabalhado e mais resistente do que o ferro, tornou-se também mais barato.
A invenção do dínamo (1870), um gerador de eletricidade que permite a transmissão de corrente elétrica a longas distancias, por meio de usinas elétricas .
A invenção e aperfeiçoamento do motor de combustão interna (década de 1870).
Nos transportes assistiu-se ao aumento  progressivo  das ferrovias, e o uso da locomotiva e do barco a vapor no transporte de pessoas e mercadorias.
Nas comunicações ocorreram  duas descobertas decisivas: a invenção do telégrafo por Samuel Morse , em 1836 , e do telefone, em 1876, pelo italiano Antonio Santi Giuseppe Meucci (1808-1896). Descobriu-se recentemente que Alexander Graham Bell comprou a patente de Meucci, o verdadeiro inventor.
Essas inovações permitiram o aproveitamento do petróleo, e seus derivados como fonte de energia. Alem de facilitar a utilização do aço, na industria de armas, na construção civil  e na fabricação de máquinas.

Por Heloisa Trugilho 

2 comentários: